SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO – CONHEÇA A HISTÓRIA DO APODI NESTE BLOG, COM MAIS DE 200 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. EQUIPE: STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR – MOSSORÓ-RN

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 115 BLOGS E MAIS DE 9 MIL LINKS. MOSSORÓ-RN, TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSORENSE

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

CONFIRA AQUI OS LINKS DESTE BLOG

Minha foto
SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

DR. GUILHERME NEWTON DO MONTE PINTO

“Ele se realizava em estar julgando”. Com essas palavras o juiz Guilherme Newton do Monte Pinto se refere ao pai, já falecido, Newton Pinto, que foi juiz, desembargador e presidente do TJRN e do TRE/RN. A grande vocação do pai pela magistratura despertou ainda no menino Guilherme a admiração pelo Direito. “Meu pai passava o dia lendo e julgando e via a magistratura como uma missão, um sacerdócio. Ocupou muitos cargos e funções, mas a grande satisfação da vida dele sempre foi apenas julgar, procurando fazer justiça” , afirmou o juiz Guilherme Pinto.
 O pai havia sido deputado estadual por 12 anos e tinha outros 03 cursos superiores, mas foi a vocação para o Direito que sempre ditou a vida do senhor Newton Pinto e seu exemplo estimulou o filho a seguir a carreira da magistratura. “Sempre tive ele como um espelho de profissão e inspiração na magistratura”, afirma o juiz Guilherme Pinto, que lembra ainda que o pai tinha como referência maior o Desembargador Miguel Seabra Fagundes.
        Guilherme Newton do Monte Pinto nasceu em Apodi, cursou Direito na UFRN onde se formou em 1989, advogou por um breve período até ser aprovado nos concursos para promotor e juiz de direito. Iniciou na magistratura potiguar em 1990 na comarca de Portalegre, depois foi para Santa Cruz, Macaíba e João Câmara. No mesmo dia da aposentadoria do pai como magistrado, saiu a remoção do juiz Guilherme Pinto para Natal, onde atua até hoje como titular da 6ª Vara Criminal. Foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Natal, membro do TRE, juiz auxiliar da presidência nas gestões dos presidentes Caio Alencar, ítalo Pinheiro e Judite Nunes. Nessa última gestão, lembra de um momento difícil para todo Judiciário potiguar, que foi a apuração do desvio no pagamento dos precatórios. “A apuração foi necessária, ainda que, em um primeiro momento, tenha exposto o Poder Judiciário de forma negativa. Mas a lição que fica é a de que o Judiciá- rio têm que enfrentar e resolver seus próprios problemas, cortar seus pró- prios vícios e superar suas dificuldades”, afirma
       AMARN – Um homem comprometido com os ideais de valorização da magistratura potiguar. Com esse perfil o juiz Guilherme Pinto mudou até então a história da associação dos magistrados do RN, transformando-a numa entidade mais voltada para o aspecto institucional, saindo em defesa das prerrogativas da magistratura e da boa prestação juriscional. Presidente da AMARN de 2000 a 2002, fez em pouco tempo uma gestão moderna e democrática, conseguindo despertar em muitos colegas o sentimento de luta institucional. “Desde o início, não era um candidato, mas um grupo de magistrados com os mesmos ideais e com o objetivo de estabelecer um novo perfil institucional. A luta pelos nossos objetivos e a intransigência na preservação dessa postura rendeu frutos e inspirou lideran- ças institucionais, a exemplo dos 03 últimos presidentes da AMARN, Madson, Azevedo e Rayanne”, lembra
     Na então gestão do presidente Guilherme Pinto, a AMARN esteve no centro de debates e realizações da magistratura nacional, tendo ocupado a vice-presidência institucional da AMB. Como presidente da AMARN, Guilherme Pinto realizou, pela primeira vez em Natal, o Congresso Brasileiro de Magistrados e pela primeira vez no Brasil o Congresso Internacional de juízes da Língua Portuguesa. “Trazer para Natal e aqui realizar o até então maior e mais elogiado Congresso Brasileiro só foi possível porque houve uma impressionante mobilização e intenso trabalho da quase totalidade dos magistrados do Estado. Já o Internacional teve particularidades que o tornavam bastante complexo, desde o momento em que lançamos, na Ilha da Madeira, a candidatura de Natal, que disputou e venceu diversos outros países que queriam sediar o evento, até a presença, em Natal, de Presidentes e membros das Supremas Cortes de todos os países de lingua portuguesas”.
      CARREIRA – Guilherme Pinto foi professor da Esmarn, presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais e por duas vezez ocupou coordenação da escola de magistratura. Fez especializações em Direito e Cidadania, pela UFRN e penal e processo penal pela PUC/SP. Fez mestrado em Direito Político pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Sempre dedicado naquilo que faz, tem como meta a celeridade no andamento dos processos. Para tanto, tem por hábito chegar bem cedo ao Fórum Miguel Seabra Fagundes, antes mesmo do início do expediente, e só sai de noite, quando termina todo o trabalho previsto para o dia. Perguntado sobre seus sonhos e ambições profissionais, responde sem hesitar: “apenas ser um bom Juíz, respeitado pelos meus colegas e continuar oferecendo o melhor que posso aos meus jurisdicionado”, fala com orgulho.
VIDA – Casado com a juíza de Direito Flávia Dantas Pinto - os dois se conheceram na magistratura – Guilherme Pinto afirma adorar a área de humanas e diz que o Direito o transformou em um homem mais consciente da vida. Tem três filhos. Os dois mais velhos, do primeiro casamento, seguiram a carreira do pai. Lucas Pinto, o mais velho, é Procurador Federal em Mato Grosso do Sul e a filha Thaís Pinto é estudante de Direito. O filho mais novo, com a juíza Flávia Dantas, é Luís Guilherme de apenas 06 anos. O livro de cabeceira, que foi do seu pai e hoje o acompanha é do escritor Plínio Salgado: “A vida de Jesus”. “Não é um livro religioso, apenas uma história poética e romanceada da vida de Jesus”.

FONTE – REVISTA ESMARN

2 comentários:

  1. Excelente exemplo a ser seguido pelas novas gerações de Operadores do Direito, especialmente aqueles que buscam a carreira da magistratura.

    ResponderExcluir
  2. O dr Newton Pinto, foi o meu padrinho. Nunca esquecerei dele. Um grande coração, um ser humano maravilhoso. Nasci na Maternidade de Apodi em 26/09/1960.

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs

BLOGS DE APODI

ACADEMIAS

LINKS DOS MUNICÍPIOS QUE FAZEM DIVISA COM APODI